Faleceu nesta Quarta-feira (11), aos 95 anos, um dos grandes nomes do setor portuário no Brasil, o engenheiro Arno Oscar Markus.
Arno Oscar Markus foi Presidente da Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras), empresa pública brasileira que administrou os portos do governo federal e auxiliou na execução da política portuária nacional, no período de 1975 a 1991.
Foi membro da Associação Nacional de Engenheiros – ANE e da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), ocasião em que ocupou o cargo de diretor executivo e presidente de honra.
Em Fevereiro deste ano, na celebração dos 18 anos da ANTAQ, Arno foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao setor aquaviário e ao Brasil. Também como forma de homenagem, o Centro de Documentação da Agência, passou a se chamar Biblioteca “Arno Oscar Markus”.
Em 1983, Arno Markus, Presidente da PORTOBRÁS na época, empossou como Administrador do Porto do Recife (PE), o engenheiro Gilberto Barreto, atual Presidente do Sindop de Imbituba.

