Imbituba tem uma data bastante importante para comemorar neste dia 04 de Novembro.
Há 181 anos, na Praia do Porto, em Imbituba, acontecia o Batismo de Fogo de Anita Garibaldi.
História
No dia 04 de Novembro de 1839, acontecia no mar de Imbituba a Batalha Naval entre os Imperiais que defendiam o Governo contra os republicanos revolucionários.
A valente Anita, casada com Giusepe Garibaldi, aprende a lutar e participa da batalha de igual para igual contra os soldados do governo. Durante a batalha, muitos homens, cansados e feridos queriam desistir, mas a força de Anita, que se manteve firme o tempo todo, encorajou-os a voltarem a lutar.
Nos últimos momentos o casco do navio em que estavam sofreu uma grande avaria e com tantos mortos e feridos era preciso buscar reforços. Os outros dois barcos, mesmo em melhores condições decidiram seguir o primeiro, ancorando em mar aberto.
Já era fim de tarde e eles recuaram, dando a vitória da batalha aos republicanos.
Anita Garibaldi
Ana Maria de Jesus Ribeiro, Anita Garibaldi.
A heroína dos dois mundos, participou ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas, tanto em solo brasileiro, como italiano.
Juntos eles lutaram na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.
Monumento em homenagem a Anita Garibaldi
O monumento em homenagem a Anita foi inaugurado o ano passado, no mirante da Praia do Porto.
O espaço conta com o busto da heroína, dois canhões e uma placa onde está escrito um trechinho sobre a batalha de fogo vivida pela catarinense ao lado de Giuseppe Garibaldi, em Imbituba, no ano de 1839.
O monumento chamado de `Batalha Naval de Imbituba´ – Batismo de Fogo de Anita Garibaldi, faz parte do projeto internacional -Uma Rosa para Anita-, em comemoração ao bicentenário do nascimento da combatente, que será comemorado em 2021.
O projeto conta com a participação das cidades e países por onde Anita e Garibaldi passaram e deixaram parte de sua história.
